Guabi participa de pesquisa inédita, no Brasil, do IZ/ APTA, em parceria com o Senepol 3G

Data: 13/10/2017 15:08:14 Autor: Rodrigo Kefalas Lopes – Supervisor Técnico de Ruminantes - Guabi. Zootecnista, especialista em Nutrição de Ruminantes.

A Guabi participou de teste inédito feito no Brasil, que buscou comprovar se a eficiência alimentar é a mesma em diferentes fases de vida do animal.

O teste foi feito por pesquisadores do Instituto de Zootecnia, ligado à Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio (IZ/APTA), em Sertãozinho/SP, em parceria com a Senepol 3G, marca do rebanho de elite da Fazenda Santa Inês, em Barretos/SP, grande cliente e parceiro da Guabi, que vem colhendo resultados muito interessantes.

Nas diferentes fases do teste, animais machos e fêmeas receberam dietas formuladas com rações cedidas pela Guabi, como o concentrado Supripasto 20 RM, fornecido na dieta de crescimento, e estas dietas foram sendo ajustadas, semanalmente, após análises de matéria seca, para maior precisão nos níveis de garantia da dieta.

Além da eficiência alimentar, foram realizadas também outras análises, como as avaliações de carcaça por ultrassonografia, características morfológicas e de fertilidade e precocidade.

Encerrado o teste no IZ, constatamos que as fêmeas e os machos obtiveram um ganho médio diário de 1,09 e 1,48 kg/dia, respectivamente, resultado maior que o esperado de acordo com a formulação da dieta. Muito embora seja importante ressaltar que o resultado obtido nos machos é parcial, visto que a prova ainda está a 3 meses de sua conclusão, o teste já permitiu comprovar o enorme potencial que a raça Senepol tem para o ganho de peso, e o fato de que a nutrição oferecida pela Guabi acompanha com louvor esse enorme potencial.